Bolt garante que fica no esporte após se aposentar, mas descarta ser técnico

18/11/2016 21:16

Jamaicano quer continuar perto do público, pensa em praticar outras modalidades e até em atuar. Velocista diz que filme sobre sua vida mostra o que os fãs não veem.

 
Tricampeão olímpico nos 100m rasos, 200m rasos e no revezamento 4x100m, Usain Bolt já afirmou que vai se aposentar após o Mundial de Londres, que será realizado entre os dias 5 e 13 de agosto de 2017. Mas, neste mês, o jogador anunciou que vai começar a treinar futebol no clube alemão Borussia Dortmund. E, no dia 28 de novembro, estreará nos cinemas o filme "I am Bolt" sobre a vida do homem mais rápido do mundo. Os diferentes acontecimentos têm provocado diversas especulações sobre o futuro do astro.Em entrevista, Usain Bolt revelou que o presidente da Federação Internacional de Atletismo pediu para que ele não se afastasse do esporte. E o velocista disse que isso nem passa pela sua cabeça e que não quer se afastar do público.

- Eu sei que vou ficar no esporte com certeza. O presidente da IAAF disse: "Escuta, você não pode sair do esporte. Vamos encontrar algo para você fazer dentro do esporte." E para mim, contanto que eu esteja dentro do estádio, com meus fãs, ou viajando e falando às crianças, tentando inspirá-las, responder suas perguntas e encorajá-las, eu amaria fazer isso também. Então essas são coisas que eu gostaria de fazer nos dois meses seguintes da minha aposentadoria - afirmou.

Mas, entre todas as áreas em que o jamaicano poderia atuar, a de técnico não é uma delas, apesar das qualidades do velocista.

- Eu consigo enxergar coisas que muitas pessoas não conseguem. Eu posso desmembrar todas as partes da minha corrida, saber o que fiz de errado e o que eu deveria ter feito. E também posso olhar para outras pessoas correndo e saber onde elas podem melhorar. Então eu poderia ser treinador se eu quisesse, mas eu não quero - disse.

Não é só no atletismo que o jamaicano quer ficar. Bolt já ressaltou várias vezes sua paixão pelo futebol e afirmou que o importante é ficar em contato com o esporte, que sempre esteve com ele durante toda a vida. E se pintar uma chance no cinema? O velocista também topa.

- Toda minha vida eu pratiquei esporte, isso é tudo que eu quero fazer. Até mesmo agora, chegando ao final da minha carreira eu quero jogar futebol. Isso é algo que eu realmente quero tentar. Sempre foi esporte, esporte, esporte. Mas se algum dia eu tiver a chance de atuar em um grande filme, eu definitivamente tentaria. Mas teria que ser uma participação com ação porque eu sou esse tipo de pessoa - afirmou.A pouco tempo de lançar o filme sobre sua vida, Bolt afirma que "I am Bolt" servirá para mostrar mais sobre sua personalidade, seu lado divertido e mais humano. O jamaicano quer que todos saibam como é o homem mais rápido do mundo fora das pistas.O lado que as pessoas não veem é o que eu quero mostrar a elas. Os bastidores, quando eu ando de quadriciclo, todas as coisas diferentes que eu faço no meu tempo livre são divertidas. As pessoas me veem saindo e indo a festas e acham que é fácil, mas é algo que eu trabalhei duro e que eu gosto de fazer. Ninguém vê o resto da minha vida que eu sou uma pessoa divertida e que isso é minha responsabilidade. 

Mas o tricampeão olímpico também quer se visto como uma referência de sucesso e trabalho duro. Bolt diz que a Olimpíada do Rio foi fundamental para colocá-lo ao lado dos grandes do esporte.

- Porque eu quero ser um dos grandes. Sem essa Olimpíada teria sido ótimo sim, mas não acho que eu estaria no patamar do Muhammad Ali, do Pelé ou dos grandes jogadores, Cristiano Ronaldo, ou algo do gênero e isso é o que eu quero. Quando eu me aposentar, eu estarei me aposentando da corrida e quando as pessoas falaram que é preciso trabalhar duro para ser o melhor, eles dirão: "Olhem para Usain Bolt, vejam Muhammad Ali". Eu quero estar nesta frase. E é para isso que eu estou trabalhando.